Autores Locais

DANIEL MARQUES FERREIRA

Natural de Macinhata do Vouga, onde nasceu a 2 de maio de 1949, passa a viver no Porto, aos 14 anos, onde se formou em Pintura, pela Escola de Artes Decorativas.

Apesar de especializado em design gráfico, é a literatura que o atrai e a ela se dedica, ainda na juventude, aos 17 anos, altura em que começa a escrever para o “Suplemento Juvenil” do “Diário de Lisboa”.

Profissionalmente, desempenha cargos ligados à sua formação académica, continuando, no entanto a sua produção literária, na área infanto-juvenil, com títulos recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e colaborando, também em diversas adaptações de conhecidos clássicos universais.

Atualmente, reside em Ponte de Lima, onde se dedica à escrita e pintura e colaborando, sempre que lhe é solicitado, em atividades organizadas na área da promoção da leitura, junto de crianças e jovens.

OBRAS PUBLICADAS

“Marcella, uma amiga que veio de longe”;

“A semente mágica”;

“Meu cavalinho de pau, amigo do coração”;

“Nas asas de uma gaivota”;

“O Leão comilão e outras fábulas que aqui estão”;

“Últimos suspiros da casa dos Anjos”;

“Primavera interrompida”;

“De centauro a herói”;

“O misterioso senhor Colomés e outros contos”;

“O diário de Abel”;

“Quarto com vistas para o Paraíso”;

“Sonata em tons de azul”;

“100 histórias de (eu)cantar”

“A cobra cava-covas”

“A princesinha do jardim de pedra”

“Cecília Paz, 15º dia em Marte”


Investigação

A identidade de Águeda passa necessariamente pelas obras dos seus naturais, dos que aí nasceram ou nela vivem, dos que, mesmo sendo de fora, se interessam pelos assuntos aguedenses, os analisam, estudam, sobre eles escrevem e editam. Essas produções, sob a forma de livros e outros documentos, ajudam a desenhar a matriz identitária do nosso concelho. Conhecer uma dessas coisas é conhecer a outra.

E por essa razão perguntamos: quantos são os autores e os livros de/sobre Águeda?

O desejo de encontrar resposta para esta dúvida/curiosidade levou um grupo de estágio da Esmc, há 15 anos, a iniciar a investigação — por bibliotecas públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, por instituições locais e muitas entrevistas, de resultados bem surpreendentes e profícuos…
Eleutério Santos

VER/BAIXAR PDF - O Livro de Águeda (Eleutério Santos)