APRESENTAÇÃO
O Serviço Educativo da Biblioteca Municipal Manuel Alegre (SE-BMMA) tem vindo ao longo dos anos a ampliar e diversificar a sua oferta de projetos e atividades, numa evolução constante do próprio conceito de função pedagógica, reconhecido como um dos eixos fundamentais das instituições públicas de partilha de conhecimento, na relação com o outro, através de uma Mediação Cultural estruturada. Assenta a sua estratégia sobre o direito consagrado na Constituição Portuguesa de que todos os cidadãos têm direito à fruição cultural e é nesta perspetiva, que as ações são dirigidas aos diversos públicos, das mais diversas faixas etárias, que constituem a nossa sociedade, quer sejam eles escolares, individuais, ou institucionais.
Alicerçado no Manifesto da Unesco sobre Bibliotecas Públicas e nos constantes diagnósticos da realidade efetuados, o SE-BMMA desenvolve uma Mediação Cultural diversificada cujas práticas assentam em ações objetivadas na transmissão de uma mensagem e uma informação claras para todos, através da promoção do livro e da leitura, valorizando o espírito crítico e fomentando os valores da cidadania ativa e da igualdade, permitindo ao visitante ser agente ativo da sua própria transformação. Pretende também contribuir para uma maior diversidade, integrada entre serviços municipais e intersetoriais, das atividades culturais e educativas do Concelho de Águeda, sem nunca perder de vista o foco internacional da Agenda 2030 e os ODS (Objetivos Desenvolvimento Sustentável) da ONU, para sensibilizar os cidadãos nas questões centrais da sociedade contemporânea sobre o património cultural material e imaterial do território. É para melhorar e enriquecer a experiência do cidadão utilizador da BMMA que o SE atua no seu dia a dia, através de ciclos de projetos, atividades regulares e eventos pontuais, sempre estimulando as atividades de cariz lúdico-pedagógico ou de estímulo científico e/ou criativo, onde o "utilizador consciente" está no centro e participa ativamente na aprendizagem e na recolha de informação.
Estas estratégias de intervenção cultural concretizam-se no planeamento e programação de uma série de eventos culturais, fazendo uso de diferentes abordagens metodológicas. As ações são materializadas em sessões de contos, oficinas, espetáculos (preferencialmente interdisciplinares), formações, debates e conversas, apresentações e partilhas literárias, exposições e visitas guiadas, e ainda numa aposta clara na produção criativa e colaborativa para todos cujo lema é “Desenvolver envolvendo”.
MISSÃO
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes dos seus direitos e deveres, graças a um ambiente participativo, de acesso gratuito e integrador. Acima de tudo, valorizar o conhecimento como condição de acesso e percepção saudável do mundo baseado na AGENDA 2030 e nos ODS - Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.
VISÃO
Ser um SE que contribua ativamente para o desenvolvimento e participação dos cidadãos na definição e/ou compreensão do “território”* aguedense, da sua identidade e preservação das memórias colectivas, melhorando desta forma a qualidade do seu ambiente e tornando-o acessível para todos. (*território no sentido do território rede como soma da geografia com a cultura)
VALORES
Aprendizagem - Inclusão - Interculturalidade - Humanismo - Solidariedade - Participação - Criatividade - Amizade - Intergeracionalidade - Interdisciplinaridade - Acessibilidade - Gratuidade
Promover o acesso à cultura como bem essencial no desenvolvimento dos cidadãos com liberdade de atuação, respeitando a diversidade de todos os membros da comunidade.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência neste website. Clique aqui para consultar a Política de Privacidade e Segurança aceitar e continuar