Autores Locais

ALBANO DE MELO

Albano de Melo Ribeiro Pinto, nascido em Águeda a 19 de março de 1844, formou-se em Direito, pela Universidade de Coimbra, tendo exercido a sua profissão na sua terra natal. Desde cedo ingressa na vida política, desempenhando funções a nível local e regional (Junta distrital de Aveiro e vereador da Câmara Municipal de Águeda). Viria ainda a ser Governador Civil de Castelo Branco e Aveiro, assim como Presidente da Câmara de Águeda, cargos que o catapultam para um patamar mais elevado, como deputado e, mais tarde, diretor-geral do Ministério da Justiça. Foi um dos fundadores do semanário mais antigo do país, "A Soberania do Povo", de que foi colaborador e diretor durante 35 anos.

OBRAS PUBLICADAS

"Noções sobre o fabrico do vinho”

“Serões rurais: fabrico e conservação dos vinhos de consumo”

“Os meus ecos”

“Na jornada”


Investigação

A identidade de Águeda passa necessariamente pelas obras dos seus naturais, dos que aí nasceram ou nela vivem, dos que, mesmo sendo de fora, se interessam pelos assuntos aguedenses, os analisam, estudam, sobre eles escrevem e editam. Essas produções, sob a forma de livros e outros documentos, ajudam a desenhar a matriz identitária do nosso concelho. Conhecer uma dessas coisas é conhecer a outra.

E por essa razão perguntamos: quantos são os autores e os livros de/sobre Águeda?

O desejo de encontrar resposta para esta dúvida/curiosidade levou um grupo de estágio da Esmc, há 15 anos, a iniciar a investigação — por bibliotecas públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, por instituições locais e muitas entrevistas, de resultados bem surpreendentes e profícuos…

VER/BAIXAR PDF - O Livro de Águeda (Eleutério Santos)