Autores Locais

ARTUR NUNES VIDAL

Natural de Fermentelos, nasceu a 9 de Novembro de 1882 e morreu a 6 de Maio de 1952, em Águeda.

Fez a instrução primária em Oliveira do Bairro em 1893 e, concluído o Curso Liceal em Aveiro, matricula-se em 1900 na Escola Distrital de Habilitação para o Magistério Primário.

Habilitado com o curso de Professor Primário, em 1902 iniciou a carreira de professor na sua terra natal, seguindo, em 1907, para Cedim, local onde fundaria o jornal escolar “A Lição”, cujas edições se encontram na biblioteca municipal, e onde exerceu também funções políticas, presidindo à Junta de Cedrim e, em 1919 como Administrador do Concelho de Sever do Vouga.

Em 1921 ruma para Águeda para leccionar na Escola Primária Superior e, mais tarde na Escola Industrial e Comercial de Águeda, de que viria a ser director.

Para além da escrita, nas áreas do ensino e história local, a música foi uma presença constante na sua vida Foi exímio executante de alguns instrumentos musicais, tendo sido responsável pela fundação de diversos grupos, tanto em Fermentelos, como em Cedrim.

OBRAS PUBLICADAS

“Fermentelos”

“Lembranças de Fermentelos”

“Súmula das minhas prelecções sobre Escrituração Comercial”

“Regras de bem escrever”

“Princípios de Análise Lógica”

“Cartilha Ortográfica”

“Estudo sobre verbos terminados em isar”

“Simplificação de escrita da Lingua Portuguesa” (5 volumes)

“Novíssimo processo de estornar”

“Árvore de Linhagens de Fermentelenses do Século XIX”

“Tombo das águas de Cedrivouga”


Investigação

A identidade de Águeda passa necessariamente pelas obras dos seus naturais, dos que aí nasceram ou nela vivem, dos que, mesmo sendo de fora, se interessam pelos assuntos aguedenses, os analisam, estudam, sobre eles escrevem e editam. Essas produções, sob a forma de livros e outros documentos, ajudam a desenhar a matriz identitária do nosso concelho. Conhecer uma dessas coisas é conhecer a outra.

E por essa razão perguntamos: quantos são os autores e os livros de/sobre Águeda?

O desejo de encontrar resposta para esta dúvida/curiosidade levou um grupo de estágio da Esmc, há 15 anos, a iniciar a investigação — por bibliotecas públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, por instituições locais e muitas entrevistas, de resultados bem surpreendentes e profícuos…
Eleutério Santos

VER/BAIXAR PDF - O Livro de Águeda (Eleutério Santos)