Autores Locais

ANTÓNIO TAVARES CHULA

CHULA D’ÁGUEDA

Pseudónimo de António Tavares Chula, nasceu em Paredes, Águeda, a 14 de Outubro de 1938.

Nascido no seio de uma família de fracos recursos, bem cedo começa a trabalhar como moço de carreiro, conduzindo os carros de bois que, então, ainda se afirmavam como o mais usual e utilizado meio de transporte. Ainda assim, frequenta o Ensino Primário na Escola do Adro, abandonando os estudos por volta dos 12 anos para entrar ao serviço da fábrica JVAL, iniciando, assim, a atividade profissional de torneiro.

Em 1963, matricula-se na Escola Secundária Marques de Castilho para frequentar o Ensino Noturno, habilitando-se com o Curso de Serralheiro.

É já na idade adulta, que passa a fazer parte de algumas coletividades do Concelho, nomeadamente, Grupo Típico O Cancioneiro de Águeda, Orquestra Típica de Águeda e Orfeão de Águeda, como cantor e tocador de viola braguesa, bandolim e bandoloncelo. É ainda nos anos 50 do Século XX que dá início à sua atividade literária, que fortalece no decurso da vida militar (1959-1961), período que dedica à escrita do seu Diário, em verso, ideia que retoma vinte anos depois com o relato, passo a passo, da digressão do Grupo Folclórico Senhora da Saúde, de Fermentelos, à Bretanha Francesa, e, posteriormente, com a biografia do cantador Armindo Santos.

OBRAS PUBLICADAS

“O amargo da verdade”

“Mais um grito no deserto”

“O terceiro grito”

“Labores ancestrais e os meus poemas nunca lidos”

“Irreverências corajosa”


Investigação

A identidade de Águeda passa necessariamente pelas obras dos seus naturais, dos que aí nasceram ou nela vivem, dos que, mesmo sendo de fora, se interessam pelos assuntos aguedenses, os analisam, estudam, sobre eles escrevem e editam. Essas produções, sob a forma de livros e outros documentos, ajudam a desenhar a matriz identitária do nosso concelho. Conhecer uma dessas coisas é conhecer a outra.

E por essa razão perguntamos: quantos são os autores e os livros de/sobre Águeda?

O desejo de encontrar resposta para esta dúvida/curiosidade levou um grupo de estágio da Esmc, há 15 anos, a iniciar a investigação — por bibliotecas públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, por instituições locais e muitas entrevistas, de resultados bem surpreendentes e profícuos…
Eleutério Santos

VER/BAIXAR PDF - O Livro de Águeda (Eleutério Santos)