Autores Locais

ANTÓNIO CORREIA ABRANTES

Nasceu em Aguada de Cima a 27 de Novembro de 1954, e licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Residente na sua terra natal, a ela se dedica devotadamente. De 1980 a 1982 presidiu à Junta de Freguesia e em 1986 à Comissão de Festas das Almas da Areosa, de cuja confraria é co-fundador, elemento dos órgãos sociais da LAAC, em diversos mandatos e presidiu à Assembleia Geral da Orquestra Típica de Águeda.

OBRAS PUBLICADAS

“Memórias de Aguada de Cima”, vols. I e II (em coautoria com Carlos Filipe Correia de Almeida)

“Cancioneiro de Aguada de Cima”


Investigação

A identidade de Águeda passa necessariamente pelas obras dos seus naturais, dos que aí nasceram ou nela vivem, dos que, mesmo sendo de fora, se interessam pelos assuntos aguedenses, os analisam, estudam, sobre eles escrevem e editam. Essas produções, sob a forma de livros e outros documentos, ajudam a desenhar a matriz identitária do nosso concelho. Conhecer uma dessas coisas é conhecer a outra.

E por essa razão perguntamos: quantos são os autores e os livros de/sobre Águeda?

O desejo de encontrar resposta para esta dúvida/curiosidade levou um grupo de estágio da Esmc, há 15 anos, a iniciar a investigação — por bibliotecas públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, por instituições locais e muitas entrevistas, de resultados bem surpreendentes e profícuos…
Eleutério Santos

VER/BAIXAR PDF - O Livro de Águeda (Eleutério Santos)