Autores Locais

ALFREDO COSTA

Nasceu em Macinhata do Vouga a 2 de setembro de 1921.

Apaixonado pela natureza desde muito novo, isso mesmo demonstrava, durante a infância e juventude, ao eleger como passatempo favorito a sua observação, com especial atenção para com pássaros e aves, cujos nomes fazia questão de decorar enquanto os estudava. O seu rio Vouga exercia sobre ele um fascínio extraordinário, o que o levou a procurar o melhor conhecimento das suas espécies aquáticas, da sua flora envolvente e do próprio rio.

OBRAS PUBLICADAS

“A Fronteira entre Duas Vidas”


Investigação

A identidade de Águeda passa necessariamente pelas obras dos seus naturais, dos que aí nasceram ou nela vivem, dos que, mesmo sendo de fora, se interessam pelos assuntos aguedenses, os analisam, estudam, sobre eles escrevem e editam. Essas produções, sob a forma de livros e outros documentos, ajudam a desenhar a matriz identitária do nosso concelho. Conhecer uma dessas coisas é conhecer a outra.

E por essa razão perguntamos: quantos são os autores e os livros de/sobre Águeda?

O desejo de encontrar resposta para esta dúvida/curiosidade levou um grupo de estágio da Esmc, há 15 anos, a iniciar a investigação — por bibliotecas públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, por instituições locais e muitas entrevistas, de resultados bem surpreendentes e profícuos…
Eleutério Santos

VER/BAIXAR PDF - O Livro de Águeda (Eleutério Santos)