Detalhes do Evento

domingo,  01  de  setembro  de  2019  |  17h:00

Histórias em itinerâncias: Contos e Lendas tradicionais do Concelho de Águeda

A Câmara Municipal de Águeda promove, nos sábados 19 e 26 de outubro, apresentações de teatro dos contos e lendas do concelho de Águeda, nas freguesias de onde são oriundas.

Dando continuidade ao projeto de valorização do património imaterial do concelho de Águeda, a Câmara Municipal promove sessões teatralizadas de obras infantojuvenis nas freguesias, sessões essas re-criadas e encenadas a partir das lendas e contos eternizadas no formato literário pela autora aguedense Maria Conceição Vicente e algumas baseadas nas recolhas de Francisco Silva. Estas obras, embora sob o formato de livros ilustrados, contêm textos intencionalmente abrangentes, procurando contribuir para o reforço da identidade e memória coletiva, e foram as bases para a adaptação necessária à teatralização.

Neste sentido, e tendo em consideração que as lendas têm como cenário a parte mais serrana do nosso concelho, as sessões serão apresentadas diretamente nas freguesias. No sábado 19 de outubro, a primeira sessão será às 11h na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, para recordar a lenda “A Bicha Moira”; às 15h na Associação Senhora da Esperança em Á-dos-Ferreiros, será a vez da Lenda do "Diabo de Alfusqueiro"; às 18h na Junta de Freguesia de Castanheira do Vouga para ver e ouvir “A lenda da Redonda” , “O lavrador e o lobo” e “O rapaz que queria agarrar o Sol”.

No sábado 26 de outubro, decorrerá a mesma sessão de teatro em dois lugares diferentes, ás 15h na Junta de Freguesia de Belazaima do Chão e às 18h na Junta de Freguesia de Castanheira do Vouga, estas serão compostas pelas histórias: “O moleiro e as três árvores”, “Os pequenos seres da floresta”, “A Floresta Encantada” e a “Lenda das poldras do Avelal”. Estas sessões irão contar com a participação de um jovem ator do concelho, Fábio Saraiva, presentemente em licenciatura no curso de Teatro e Educação da Escola Superior de Educação de Coimbra.

O Município tem vindo a efetuar uma aposta sustentada em programas e projetos que visem o desenvolvimento cultural da região e a valorização da identidade e memória coletivas. Por esta razão, além do apoio às edições e da teatralização, as histórias poderão ser ouvidas através do site da Câmara Municipal e no próprio local das histórias, com a ajuda de um QRCode (brevemente), que permite remeter à página onde poderão ser ouvidas. Este projeto tem o co-financiamento do programa Cultura em Rede da CiRA.

Neste link pode encontrar todas as informações sobre este projeto: https://www.cm-agueda.pt/pages/1319